Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2011

Hotmail - gmosa@hotmail.com - Windows Live

MANUAL BASICO DE COMO UTILIZAR UM ACADEMICO DE MEDICINA

Um auxilio a você que é pai, mãe, familiar, amigo, vizinho, namorado, professor ou simplesmente conhece alguém que está estudando Medicina.

1. Acadêmico AINDA NÃO É MÉDICO! Entenda, não é porque ele acabou de entrar na faculdade, com seu jaleco branco que, de repente, sabe identificar e tratar qualquer coisa. No primeiro ano ele ainda está se preocupando com química inorgânica, acredite! Você familiar, vizinho, amigo, namorado, aviso: ele pode até se sentir importante das primeiras vezes que for questionado sobre uma pereba que apareceu, mas quando isso se torna o único assunto que lhe é dirigido, pode tornar-se um problema.

2. O Acadêmico ESTUDA. E estuda muito! Pode parecer que só está perdendo tempo olhando durante uma hora para a mesma figura do crânio do livro de Anatomia, mas vá por mim, cada buraquinho daqueles tem um nome e uma função específica que os professores não se inibirão de pedir numa prova prática.

3. O Acadêmico DORME. Muito e em qualquer lugar. Respeite sua condição e caso seja sexta-feira e ele não aceitar seu convite pra balada não fique chateado com ele, provavelmente deve ter saído de uma semana de provas. Não o deixe de fora das programações só porque já é a décima vez que o chama pra sair e ele recusou. A desculpa "estou estudando/ estou de plantão" não é mentira.

4. O Acadêmico pode acreditar que contraiu qualquer doença (se não todas de uma só vez) que viu nas aulas de Medicina Interna. Sua função como familiar, namorado, amigo, professor é tratá-lo com carinho e dizer que não é nada. Caso persistam os sintomas, leve-o a um Médico de verdade, só por desencargo...

5. Por mais que ameaçe desistir, arrancar os cabelos, comer todos os chocolates e doces da casa, trancar a faculdade e ir fazer artes performáticas no Jardim Botânico, o Acadêmico só está passando por uma fase bimestral que se chama 'Semana de Provas'. É uma fase conturbada e ele está muito sensível. Dê um abraço e faça-o uma xícara de café para aguentar a madrugada insone. Dependendo do nível de estresse, faça-o assisitr ao filme do Patch Adams, vai fazê-lo lembrar do motivo de ter escolhido a profissão.

6. Se você der a deixa, o Acadêmico pode começar a falar sobre o que está estudando. Se der sorte, ele vai se mancar de que na verdade, você não está nem aí para a linfadenomegalia gerada pela erisipela, mas se não... bem, é melhor se sentar.

7. O Acadêmico pode e DEVE ter outros afazeres que não a Medicina, por maior que seja seu amor por ela, nunca será o único. Incentive-o a continuar a dançar, desenhar, pintar, andar de canoa, saltar de pára-quedas. Se faz seu futuro médico feliz, garanto, também te fará feliz.

8. Nunca pergunte sobre a especialidade perto de um outro médico já formado, isso pode levar à saias justíssimas. Exemplos prático? O Acadêmico está inclinado à clínica médica. O Dr. que está ouvindo a conversa é um cirurgião geral renomado e provável futuro professor. "E qual especialidade você quer seguir?" "Eu? Eeerr.... Ainda não me decidi...mas estive pensando em Clínica Médica..." "Você vai morrer de fome" ,Viu?

9. Nunca chame um Acadêmico para ajudar a preparar a ceia de Natal. Ele vai levar seu kit-sutura para fechar o peru.

10. O Acadêmico não é um livro de farmacologia, não sabe o tratamento de nenhuma doença sem consultar o BlackBook. Nenhum Médico formado sabe. Só os professores ainda não se deram conta disso, mas tudo pode mudar.

Façam bom proveito desse Manual e tratem seu Acadêmico com carinho ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário